O poder do elogio

julho 30, 2015



Quem aí gosta de elogios, acredito que todo mundo, aumentando a confiança e ainda mais a autoestima, não é verdade? Os elogios tem um papel muito importante e podem ter o poder de mudar a vida das pessoas.

E com as nossas crianças isso não é diferente, pois é quando os elogiamos que estamos incentivando a sua acreditar em si mesma, que ela é capaz de conseguir as coisas com o seu esforço.

Mas antes de elogiar e receber elogios, temos que ter a consciência de que isso é sincero e não aquela adulação interesseira ou banal, apenas elogios sinceros podem mudar uma vida e incentivar uma pessoa.

Muito se ouve falar que se aprende muito com os erros, mas não podemos esquecer que também aprendemos muito com os acertos e os elogios que eles nos trazem. Com adultos e crianças, funciona da mesma forma, ser reconhecido pode ter muito mais poder do que castigar.

Os elogios de crianças para surtirem um melhor efeito, devem ser melhor direcionados, como por exemplo: "Você é muito inteligente" ou então "Parabéns, você se alimentou muito bem hoje", dessa forma as crianças vão entender qual foi o motivo do elogio, dessa forma, vai buscar atitudes e prazeres em atividades em que ela seja reconhecida por essa "qualidade" mesmo que momentânea, deixando de fazer assim atitudes que saiam do que ela pode oferecer de melhor para tal situação.

O elogio produtivo é aquele em que realça o processo vivido e não o resultado, mostrando assim a celebração pela atitude ou comportamento que a criança teve. Da mesma forma se aplica aos castigos, eles devem castigar ações e/ou atitudes e não o resultado que teve em consequência, como por exemplo: "Você não me obedeceu e acabou quebrando o vaso de flores". Você deve castigar e falar que ele está sendo castigado por não ter obedecido, mas não por ter quebrado o vaso de flores.

Se nós adultos nos sentimos felizes quando somos elogiados, imaginem as crianças, elas muitas vezes ficam com uma grande expectativas de receber um elogio ao mostrar seu trabalho da escola, ou então por conseguir se vestir sozinha após o banho.

Passe a elogiar mais seus pequenos, fale isso fazendo carinho nele, mostrando que além de ele ter feito algo bom, ou ter se comportado, ele vai saber o quanto é amado também.


Pessoas educadas e gentis sabem valorizar o semelhante e elogiar o bem que os outros fazem, pois essa é a melhor fórmula para manter as pessoas que amamos à nossa volta.

Não se esqueça que um elogio, é um presente e que é dando que se recebe...

Todo mundo precisa receber elogios e gostar de recebê-los, faz bem pra quem dá e para quem recebe.

Você já elogiou o seu filho hoje? Você elogiou alguém hoje? Já se elogiou hoje?

*Imagens Pinterest

You Might Also Like

1 comentários