Deixe seu filho virar um líder

outubro 20, 2015


Oi pipooow! 
Vocês sabiam que as atitudes de nós, pais, podem atrapalhar o desenvolvimento da independência dos nossos filhos?
Em um artigo publicado no portal da Forbes, a coach de carreira e liderança – Kathy Capprino – comentou quais são os comportamentos dos pais que prejudicam a formação empreendedora das crianças.


Quer saber quais são os comportamentos?
– Não deixar que seu filho se arrisque
Isso é um dos fatores mais importantes, pois a superproteção tem seus prós e contras. Por exemplo, uma criança que não brinca fora de casa e não sabe o que é ter um joelho ralado, pode vir a criar fobias na fase adulta, pois ao cair e levantar durante uma brincadeira se torna um exercício para que possam superar com mais facilidade as desilusões da vida adulta.
– Ajudar imediatamente
Tudo vai de acordo com a ocasião, mas na maior parte do tempo temos que deixar que as crianças tentem resolver seus próprios problemas, encontrando a sua forma de solucionar os mais pequenos desafios, como calçar os sapatos no pé correto.
– Elogiar demais
Elogios sem motivo ou fazer vista grossa para mau comportamento, são uma das atitudes que tem maior efeito colateral, pois quando a criança percebe que só os pais o elogiam ela pode passar a duvidar dessa avaliação, podendo começar a mentir para mudar sua realidade.
– Recompensar boas atitudes pode ter efeito contrário
Todo pai e mãe já negou algo para seu filho, e eles superam isso, pode não ser no exato momento da negação, mas eles superam. O que não acontece quando a criança é mimada. Eles devem aprender que o sucesso só vem com as atitudes corretas, mas recompensar materialmente essas atitudes, pode ter o efeito contrário, pois a criança só tomará tal atitude necessária quando souber que receberá algo material em troca.
– Cometer o “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”
Um dos erros mais simples entre os pais. Se você quer que seu filho fale a verdade, seja sincero com ele também. Quer que ele se torne uma pessoa honesta, de bom coração, faça o mesmo. Nunca devemos esquecer que somos os maiores exemplos para nossos filhos.
Mas antes que qualquer dica, qualquer teoria, nunca esqueçam de dar muito amor aos seus filhos, só assim que vamos conseguir construir um mundo melhor!

You Might Also Like

0 comentários