Outubro: mês rosa, mês da prevenção - Por Débora Teixeira

outubro 22, 2015

Na coluna de hoje, vou reforçar a palavra que, para mim, é a chave da saúde e do bem estar do ser humano, independente da idade: PREVENÇÃO. Durante o mês todo, a mídia chama a nossa atenção para o outubro rosa, comemorado em todo mundo. O laço na cor rosa, representa mundialmente a campanha a favor da prevenção do câncer de mama.


O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo todo, cerca de 520 mil mortes por ano. Porém, é um tipo de câncer relativamente fácil de tratar, se for diagnosticado precocemente, e aí está a importância da prevenção e do auto exame. A melhor época para a mulher que ainda menstrua realizar o auto exame, é logo após o fim da menstruação, quando os seios não estão inchados. Para aquelas que já estão na menopausa, o auto exame pode ser realizado em qualquer período do mês.

Qualquer tipo de alteração encontrada no auto exame, deve ser reportada ao médico. Os principais sinais e sintomas são:
                - nódulo único endurecido;
                - inversão do mamilo;
                - eritema (vermelhidão) na pele;
                - edema (inchaço) da pele;
                - abaulamento de uma parte da mama;
                - sensação de nódulo aumentado na axila;
                - sensação de massa ou nódulo em uma das mamas;
                - espessamento ou retração da pele ou do mamilo;
                - secreção serosa ou sanguinolenta pelos mamilos;
                - inchaço do braço;
                - dor na mama ou mamilo.



Mulheres jovens

Aparentemente, o número de casos de câncer de mama em mulheres jovens vem aumentando, e não se sabe o porquê, porém existe uma associação entre idade precoce da menarca, maior índice de massa e gordura corporal e câncer de mama. De qualquer forma, é ainda mais importante o autoexame e mamografia nas mulheres que possuem histórico de câncer na família. É essencial que a mulher conheça o formato e aparência de suas mamas, para que seja mais fácil a identificação de alguma alteração.

QUIROPRAXIA E PREVENÇÃO

O foco do outubro rosa é a prevenção do câncer de mama, mas devemos ter em mente que prevenção é a palavra chave da sua saúde no geral. Se temos que ir ao dentista periodicamente, fazer a manutenção e revisão do nosso automóvel regularmente, por que esquecemos da nossa coluna?

Infelizmente, a maioria da população só procura ajuda quando sente dor, e muitas vezes uma lesão simples se agrava simplesmente pela demora a procurar um tratamento. A Quiropraxia tem seu foco na prevenção, pois uma coluna bem alinhada e sem subluxações, está livre de interferências no sistema nervoso, que podem causar dor e outras disfunções.

Quando a coluna é ajustada regularmente, o organismo vai criando uma certa resistência a futuras lesões, o paciente sente seu corpo mais leve e uma sensação de bem estar e maior disposição. Procure sempre um profissional graduado.




You Might Also Like

0 comentários