desfralde do lucca

novembro 03, 2015



oi pipooow!

depois de um mês do início do desfralde, hoje venho trazer meu relato de como foi e como está sendo todo esse processo.

muitas pessoas vivam me perguntando as mesmas coisas "quando vai tirar as fraldas desse menino" ou "ele já está muito velho para usar fraldas" entre outras perguntas completamente irritantes e a minha resposta sempre foi a mesma: "ele ainda não deu nenhum sinal de que está pronto para esse momento!"

com a chegada dos três anos, é que eu senti a necessidade que ele passasse por essa transição e para isso, o primeiro passo foi ir atrás de um atrativo para incentivar esse momento, algo lúdico que que mostrasse o quanto aquele momento era especial.

para isso contei com o apoio da minha parceira Tutti Baby, com o troninho musical, que tem um reservatório removível para facilitar a limpeza e pode ser usado ainda como assento redutor e sua base como degrau para facilitar o acesso da criança até o assento, além de é claro, tocando no nariz do Troninho Infantil Musical Tutti Baby ele irá tocar uma música divertida, dando aí mais um motivo para que a criança queira aquele momento.



apresentados um ao outro, passei a tirar a fralda e insistir a cada minuto se ele queria fazer xixi e assim, aos poucos, a cada conquista, eu ia explicando o quanto feliz eu estava por ele ter conquistado aquele momento e todas as vezes que ocorria um acidente, eu explicava que não era certo e dizia que estava triste.

com o passar dos dias, passei a dizer isso e ele mesmo, ao fazer xixi no penico, perguntava se eu havia ficado feliz e é claro que a minha resposta sempre foi positiva! assim também fomos evoluindo na escola, onde contei com todo o apoio das professoras para que a transição fosse feita com maior eficiência. 

tudo isso, foi apenas para o xixi, para o cocô (sim, falo cocô, por que todo mundo sabe o que é) ele ainda tem medo de fazer no penico e acaba fazendo na cueca. ele faz e logo vem me avisar que fez e ai, que eu pego, converso, explico que agora ele é um menino grande, que precisa avisar a mamãe que precisa ir ao banheiro para fazer cocô, ele compreende, mas ainda tivemos poucos acertos, claro, que quando vejo que ele está fazendo, pego e o levo imediatamente ao banheiro, para que possa fazer no penico, mas mesmo assim, ele ainda tem receio de sentar e fazer.
aos poucos ele passou a pedir para ir sozinho ao banheiro, ele diz: "mamãe, fica aí quietinha!" e lá vai ele ao banheiro e faz tudo que ensinei e mostrei que deveria ser feito. senta, segura para baixo o "pintinho", balança após urinar, limpa a pontinha com lenço umedecido e depois descarta o xixi no vaso. (e a mamãe aqui quase morre de emoção ao ver essas cenas.



um mês já se passou e estou muito feliz com todo avanço que já fizemos, pois nem era minha ideia já tirar a fralda noturna e isso veio dele, não aceita mais colocar e quando coloco, as fraldas amanhecem secas. algumas vezes já acordou pedindo para ir ao banheiro e foram poucos os acidentes que tivemos.

não é uma tarefa fácil, tem que ter muita, mas muita paciência, hoje, mesmo que os acidentes com xixi, não aconteçam mais, tenho que sempre ficar perguntando se ele precisa ou não e algumas vezes, vendo que já fazem algumas horas desde a última visita ao penico, pergunto e se a resposta for negativa, levo ele da mesma forma, pois as vezes eles estão tão empolgados com alguma brincadeira, que acabam esquecendo de fazer.

sinceramente não foi TÃO difícil quanto eu imaginava que seria, mas também não dá pra se dizer que é uma tarefa fácil, requer paciência e muita insistência para que tudo seja mais fácil e natural.

cada criança tem seu tempo e isso deve ser respeitado, pois a tentativa em um momento errado, irá frustar não só nós pais, mas como também a criança.

faça sempre o que você acha que é certo para seu filho, siga seu coração de mãe!

You Might Also Like

1 comentários