vamos relaxar?

novembro 09, 2015



oi pipooow? e ai, como foi o final de semana?

já que hoje é segunda-feira, vamos começar a semana relaxando? pois é, vamos relaxar um pouco quanto a criação dos nossos filhos?

antes de começarmos nosso papo, segue o vídeo que me inspirou para o post de hoje!



criações diferentes podem ter caminhos diferentes, mas algumas vezes podem ter os mesmos caminhos e não cabe a nós pais saber como será o futuro.

toda mãe, quer sempre fazer de tudo para que nossos filhos saibam o quanto amamos eles, o quanto são importantes em nossas vidas e blá blá blá. mas também sabemos (meio que querendo não saber) que elogios demais podem não funcionar muito bem.

ai você pensa, se eu elogiar demais meu filho, ele vai crescer achando que ele é o maioral, que pode fazer qualquer coisa e aí vem aquele outro pensamento, mas se eu não elogiar ele, ele não vai saber que as coisas que ele faz foram importantes ou que o esforço que ele fez valeu a pena ou não.

com o Lucca adotei o bom senso, elogiar sempre que possível as pequenas atitudes dele, faço isso na maior parte do tempo, mas quando percebo, que isso virou rotina, vou diminuindo a frequência dos elogios, para que ele sinta que não será elogiado todas as vezes.

por exemplo, quando chegamos em casa, ele já vai tirando o casaco e o tênis e antes deixava espalhado na sala, mas agora como já está maior e já compreende que pode ajuda na casa, passei a pedir que ele guardasse suas coisas no quarto dele e é claro, elogiei muito no início, para que ele sentisse que aquilo era sim importante. com o passar dos dias, a frequência diminuiu e ele continuou a fazer e agora eu apenas agradeço que ele tenha feito isso e a carinha dele continua a mesma quando eu o elogiava muito.

com a medida que nossos filhos vão tomando conhecimento que suas atitudes podem ser elogiadas e assim é sempre feito, eles vão fazer apenas para ser elogiados, mas não é isso que queremos, não é? o bom senso sempre é a melhor dica!

por isso, que devemos relaxar as cobranças, tanto nossas, quanto com nossos filhos, para que isso não se torne algo ruim, pois quando eles crescerem e descobrirem sozinhos que o mundo é um pouco mais difícil do que eles acreditam ser. não se culpe por não ter elogiado seu filho hoje pela manhã quando ele escovou bem os dentes, mas nunca se esqueça de dizer o quanto isso é importante, acredito que é nesse ponto que se encontra a diferença na educação.

um desenho bonito de tema de casa, não equivale ao 10 no boletim escolar, mas os dois devem ser lembrados que são importantes. guardou seus brinquedos, agradeça a ele e diga que isso é importante, pois dessa forma os brinquedos não irão se estragar e ele ajuda você a deixar a casa organizada.

são nesse pequenos momentos, que muita coisa pode ser ensinada e levada para o resto da vida!

relaxe, você é uma ótima mãe!


You Might Also Like

0 comentários