endometriose - tratamento

julho 06, 2016

no ano passado contei aqui o meu diagnóstico de endometriose (se você não viu, clique aqui) e muita coisa aconteceu desde lá. por isso vim dar uma atualizada sobre isso, pois sei que muitas mães tem dúvidas, se tem ou não, ou estão passando pelas mesmas coisas que eu.



depois de receber o diagnóstico e tentar uma tratamento inicial apenas com anticoncepcional, resolvi buscar uma outra ginecologista para me acompanhar nesse processo.

em nova consulta e com todos os resultados em mãos, a médica me passou um tratamento com o anticoncepcional Allurene, pois ele é um dos mais indicados para tratamento da endometriose, mas ainda não é reconhecido no Brasil como um anticoncepcional e além disso, um remédio muito caro para um tratamento contínuo - nas farmácias que procurei não baixava de R$ 180,00 - tentei conseguir na farmácia popular da cidade onde moro e por sorte consegui uma caixa dos comprimidos.

dada a primeira semana de início desse tratamento já percebi inúmeros efeitos colaterais do remédio, desânimo, cansaço, mau humor, falta de apetite, tudo de ruim me deu nas primeiras semanas de uso, mas até um ligar que 1+1=2 e que isso tudo era por causa do remédio, eu já estava surtada. naquelas primeiras duas semanas de uso, me sentia imprestável e muito depressiva, mas mesmo assim continuei o tratamento.

dado perto do fim do tratamento, os escapes e dores continuavam e eu já estava imaginando que meu organismo não tinha se adaptado com esse tratamento, mas eu tinha que continuar. mas além disso eu não consegui mais o remédio de forma gratuita e comprar ele todos os meses seria um grande rombo no meu orçamento. então, por conta própria, resolvi parar o tratamento.

nesse meio tempo eu recebi indicação de uma médica de Porto Alegre e resolvi tentar mais uma vez e finalmente achei uma ginecologista que me passasse credibilidade, confiança, a Dr. Rosana Barin (coloco o contato dela no final). me atendeu com toda paciência, carinho e atenção por todos os detalhes dos meus sintomas e efeitos colaterais, me examinou (coisa que nenhuma das outras médicas fez) e conversou seriamente comigo sobre tudo que pode acontecer ao longo da minha vida com endometriose.



meus focos são perto da bexiga e estão avançando um pouco mais rápido do que o normal. em função disso, é provável que muitos focos não possam ser retirados na cirurgia e que eu precisava saber que isso é uma grande possibilidade, além de que, endometriose não tem cura, mas posso conviver com os sintomas sem sentir dor.

ela me indicou o início de tratamento com o Elani 28 de forma contínua, pois cada mês que a menstruação desce os focos de endometriose aumentam. além disso, passou o encaminhamento para o cirurgião que irá conduzir a minha cirurgia, mas que antes de consultar com ele, deveria fazer pelo menos 3 meses de tratamento com o remédio.

o tratamento com o Elani 28 vem sendo mais tranquilo do que o anterior. minhas mamas aumentaram (MUITO!) com esse anticoncepcional (silicone natural, uhuuul o/) e em função disso, a dor e o peso desse também. a menstruação não desceu, nada de escapes, mas as dores continuam.

no final desse mês finalmente tenho consulta com o cirurgião e finalmente vamos dar um grande passo para a minha cirurgia. confesso que andei conversando com muitas mulheres que tiveram o mesmo caso que eu, perto da bexiga e fiquei assustada com a possibilidade de talvez ter que usar sonda por algum tempo na recuperação, mas enfim, primeiro é preciso conversar com o cirurgião e ter certeza de tudo que vai acontecer.

descobrir a endometriose foi tranquilo, pois não tenho vontade de em gravidar mais, mas conviver com ela é muito ruim e mais ainda, que ela não tem cura e que sempre terei que conviver com ela. não poder ter uma vida sexual saudável me frusta também pois parece que falta esse meu lado mulher.

se alguém tiver alguma dúvida quanto ao meu tratamento ou meus sintomas, pode mandar um e-mail para fofocademae@gmail.com. vou ter muito prazer em ajudar mais mulheres nessa mesma situação.

ah e deixo aqui o contato da Dra. Rosana Barin, eu consultei com ela pela Unimed, mas provavelmente deve atender também outros planos de saúde.
contato: 3347-4907
endereço: rua mariante, 288, sala 505
bairro rio branco/  porto alegre - RS

super indico ela de verdade!


You Might Also Like

0 comentários