formação dentária durante a gestação - por Sarah Selaimen

julho 07, 2016

Oi gravidinhas e mamães!


Quando recebemos o positivo, é uma enxurrada de pensamentos que vem à cabeça. Sempre a saúde do bebê é o foco.



São vários os fatores que mudamos na vida para trazer nosso anjinho com saúde para nossos braços.

Nessas 40 semanas de gestação o bebe desenvolve incrivelmente todos os sistemas que formam o corpo.

Um desses sistemas é o aparelho digestivo, que inicia na boca... sim gente, na boca! É ali que inicia através da mastigação a digestão dos alimentos que consumimos. São os dentinhos que farão esse serviço!

Durante a gestação já inicia a formação dos dentinhos de leite e dentes permanentes. Por isso esse desenvolvimento dentário pode ser afetado por nossas escolhas durante a gestação.




Esse desenvolvimento inicia a partir da sexta semana de gestação com os dentinhos de leite, e a partir da vigésima semana com os dentes permanentes.

Entre a 6ª e a 10ª semana inicia a formação dos dentes decíduos.

Entre 16 e 18 semanas – inicia a mineralização dos dentes decíduos (incisivos) e formam-se as papilas gustativas. Nesse momento é importante controlar a DIETA materna, as preferencias da mamãe nesse período poderão determinar as preferências futuras do bebê. Buscar uma dieta rica em frutas e verduras e pobre em açúcares ajudarão no desenvolvimento do paladar do bebê para esses tipos de alimentos.

22ª semana – Inicia a formação dos incisivos e primeiros molares permanentes e evoli a mineralização dos decíduos (caninos).



25ª semanas Inicia formação dos caninos permanentes e evolui a mineralização dos decíduos (molares).

Entre 28ª e 38ª semanas Inicia formação dos primeiros  e segundos pré-molares e inicia a mineralização dos incisivos e molares permanentes. A mandíbula está retruída (para trás) em relação à maxila. Uma bela mostra da beleza da natureza, isso acontece para facilitar a passagem da cabeça do bebe no canal de parto. Nessa fase, as estruturas da cabeça mais próximas ao cérebro se desenvolvem mais.

Condições desfavoráveis durante a gestação podem trazer alterações nos dentes em fase de formação e mineralização. Por isso é importante o controle do uso de medicamentos pelo médico que acompanha o pré-natal, assim como infecções e carências nutricionais sofridas pela mamãe.



You Might Also Like

0 comentários