Você é bilíngue? - Por Aline Jaeger, a @maebilingue

agosto 31, 2017


E aí,você já parou para pensar se você é bilíngue?

Você sabe definir o que é ser bilíngue? 

Pois é, muitas pessoas acham que só pode ser bilíngue quem nasceu em um país oficialmente bilíngue ou em uma família que fala as duas línguas (aqui no Brasil ou fora). Para muitos só pode ser bilíngue quem adquiriu ou aprendeu as duas línguas ainda criança. Tem aqueles que acreditam que ser bilíngue é ser capaz de falar perfeitamente as duas línguas como um nativo. 

Ser bilíngue não é bem isso não. 

Quê? Como assim, Aline?


Calma, vamos lá. 

# 1 Se você nasceu em um pais que é oficialmente bilíngue ou multilíngue, você tem chances sim de ser criado bilíngue, mas isso não é nenhuma garantia. 

# 2 Da mesma forma, se você nasceu em uma família cujos os pais falam duas línguas, você também tem chances de se tornar bilíngue mas isso também não é uma garantia. 

# 3 Se vocês adquiriu ou aprendeu as duas línguas quando criança sim, você é bilíngue mas se você aprender mais tarde, também pode ser. 

# 4 E por fim, o que seria falar como um nativo? Qual seria o modelo de nativo ideal? Será que alguém fala perfeitamente alguma ou mais línguas? 

Bom, até agora eu só deixei vocês com mais dúvidas e perguntas do que respostas né?


Então, todo mundo acha que sabe o que é ser bilíngue, mas quando a gente tenta definir melhor, a gente percebe que não é tão simples assim. 

Ser bilíngue é ser capaz de se comunicar em duas línguas (multilíngue em mais do que duas). 

Comunicar NÃO é falar!!!!! 

Bah, quer dizer que não precisa falar duas línguas para ser bilíngue? 

Sim, é isso mesmo! 

O Brasil é oficialmente um pais bilíngue, sendo a língua de sinais a segunda língua oficial do pais. A língua de sinais não é uma língua oralizada, a gente não fala, a gente sinaliza. Se eu consigo me comunicar com alguém usando a língua de sinais, além do português, eu sou bilíngue ;) 


Vocês estão comigo ainda? Tudo bem até aqui? 

Pois então, ser bilíngue é ser capaz de se comunicar com alguém em mais de uma língua e não é preciso que eu saiba falar, pode ser que eu saiba apenas ler ou ouvir. 

Hum???? Como assim???? 

Aqui no nosso estado temos muitas famílias de origem alemã ou italiana. Algumas pessoas são capazes de falar alemão ou italiano mas nem sempre ensinam os seus filhos. Esses, por sua vez, conseguem entender tudo (ou quase tudo) mas não falam. Nesse caso, essas pessoas também são bilíngues, mas são chamadas de bilíngues passivos. 

E será que dá para a gente se tornar bilíngue ou não? Se nascemos em uma família monolíngue estamos fadadas a sermos para sempre monolíngues? Dá para ensinar alguém a se tornar bilíngue? 

Claro que dá. Eu me tornei bilíngue, eu nasci e fui criada apenas com o português. O mesmo aconteceu com a minha irmã e com o meu marido (e com quase todo mundo que eu conheço). Eu comecei a aprender inglês quando tinha 12/13 anos o que é considerado tardio para muita gente (mas isso é assunto para um outro post). Apesar de ter aprendido mais “tarde” eu desenvolvi habilidades que me tornaram capaz de me comunicar com outras pessoas que fazem uso da língua inglesa. 

Imagino que muitos de vocês estejam surpresos com tudo isso. Se pararmos para pensar, tem muito mais bilíngues no mundo do que monolíngues. Claro, que são tipos diferentes de bilinguismo e com diferentes níveis de proficiência e habilidade. 

Então pessoal, agora que vocês já leram tudo isso, será que vocês saberiam responder a minha primeira pergunta? Você é bilíngue???? 




You Might Also Like

0 comentários